No dia 16 de julho, o presidente Osmar Minatto e a superintendente técnica Maria Nilza Ekel, da FEAPAES - Federação Estadual das Apaes do Estado de Santa Catarina, reuniram-se com a presidente Jeane Rauh Probst Leite e equipe técnica da FCEE - Fundação Catarinense de Educação Especial.
O principal motivo alegado pela FCEE seriam as matérias divulgadas na imprensa escrita e falada sobre os cortes de recursos do Programa Gente Especial. O discurso da FCEE é que não houve cortes, mas ajustes, e que os valores estão embutidos dentro do valor por aluno — fato que foi veementemente contrariado pela FEAPAES, que desafiou a equipe da FCEE a verificar nas APAEs esta retirada de recursos, com maior impacto nas pequenas e médias APAEs. Justamente as que mais foram parceiras foram as mais impactadas, aquelas que aderiram ao Programa Gente Especial Total.
Diante da continuidade deste impasse e sentindo que a intenção é não reverter a situação, fomos comunicados de que seremos recebidos pelo governador, em data a ser agendada. Também fomos informados de que, a partir do mês de agosto, iniciará o processo de estudo de repasse para o próximo ano e que será elaborada uma metodologia de uniformização dos valores por aluno, além de ser formada uma equipe de estudo e construção do processo. Acordamos fazer parte desta equipe e já deixamos claro que não aceitaremos diminuição nos valores recebidos, com a respectiva correção no período.
Precisamos nos organizar com valores, e a FEAPAES solicitará o valor real gasto por aluno por mês para cada APAE. Estes dados darão o embasamento real para que nossos representantes no grupo possam defender nossas necessidades financeiras para o bom desenvolvimento do trabalho das APAEs, na busca de uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência do Estado de Santa Catarina.



federação das apaes
do estado de Santa Catarina
R. Felipe Schmidt, 303
Centro, Florianópolis - SC
(48) 3333-6619
federacao@apaesc.org.br
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.