Apaes recebem cadeiras de roda, banho e andadores para em torno de 1600 usuários
Postado em: 22/12/2022 14:11:15

No mês de dezembro, as Apaes filiadas à Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina (FEAPAES-SC) receberam equipamentos de tecnologia assistiva (cadeiras de rodas adaptadas e motorizadas, banho e andadores) para os usuários com mobilidade reduzida que frequentam as entidades. Foram contemplados em torno de 1600 usuários


O projetoAquisição de Recursos de Tecnologia Assistiva (cadeiras de rodas, banho e andadores) Para Pessoas com Deficiência Intelectual  e/ou Múltipla” é uma parceria entre a Federação e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). As Apaes contempladas são credenciadas da FCEE.


Tecnologia Assistiva

As tecnologias assistivas são recursos e serviços que proporcionam ou ampliam habilidades funcionais de pessoas com deficiência, objetivando contribuir para a inclusão delas em todas as esferas da sociedade, e na promoção de uma vida independente. Entre as missões da FEAPAES-SC está possibilitar essa defesa de direitos por meio de articulação de ações e desenvolvimento de projetos em parceria com entidades públicas e privadas.

Devido a isso, foi identificado a necessidade de garantir acesso a essas tecnologias assistivas que promovem a melhoria da qualidade de vida dos usuários das Apaes que têm a mobilidade reduzida e seus familiares.

O Governo do Estado, em um acordo de cooperação com a Federação, realizou um repasse no valor de R$ 6.674.751,88 para a compra das cadeiras de rodas, banho e andadores.

Um levantamento junto aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais das Apaes foi realizado pela Federação para que os equipamentos atendessem a real necessidade de cada um dos usuários beneficiados, sendo eles crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e/ou múltipla, ou diagnosticadas com espectro autista.


Depoimento

“A Federação das APAES do Estado de Santa Catarina é uma entidade de assessoramento de Assistência Social com o foco na defesa e garantia de direitos. A missão estatutária da entidade é a promoção de ações desta natureza, tanto fortalecendo o movimento apaeano por meio de suas filiadas, bem como participando de espaços de definição de políticas públicas e se articulando com os atores deste segmento. 


Neste sentido, a FEAPAES/SC apresentou e executou este projeto junto ao Governo do Estado de Santa Catarina. Este projeto de aquisição foi um grande desafio pela complexidade da demanda, tanto pelo número de equipamentos solicitados, como também pela definição de seus requisitos, que consistiu na etapa de categorização dos equipamentos, que viabilizou a orçamentação, compra e logística junto aos fornecedores. O processo iniciou em Agosto de 2021 e encerrou em Dezembro de 2022, e sem o apoio de técnicos da FCEE, profissionais das APAES e também dos fornecedores, a sua efetivação não teria sido possível. 


Encerramos o ano entregando 100% dos equipamentos solicitados, com muitas lições aprendidas e principalmente certos de que as famílias apaeanas terão uma maior qualidade de vida pelo acesso a estes equipamentos.” (Larissa Libert – Superintende executiva da FEAPAES/SC)

Fonte: FEAPAES-SC

federação das apaes

do estado de Santa Catarina

R. Felipe Schmidt, 303

Centro, Florianópolis - SC

(48) 3333-6619

federacao@feapaesc.org.br

@feapaessc

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas