FEAPAES-SC promove curso do Protocolo PediaSuit
Postado em: 14/09/2022 09:36:20

Nos últimos oito dias, setenta e cinco fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de algumas APAE’s do Estado de Santa Catarina participaram dos cursos do Protocolo PediaSuit de Terapia Intensiva, na APAE Florianópolis.


Na ocasião, foram ofertados três módulos: básico, avançado e baby. Cada profissional foi inscrito no módulo que correspondia ao nível de conhecimento em relação ao protocolo. 


O curso foi organizado pela Federação das APAE’s do Estado de Santa Catarina, Feapaes-SC, por meio do financiamento da Federação Nacional das APAEs (Fenapaes), e ministrado pelo fisioterapeuta e instrutor de PediaSuit Renan Alves da Silva Junior. 


O intuito é capacitar para o atendimento especializado sensorial, motor, cognitivo e comportamental dos usuários e oferecer mais funcionalidade no cotidiano e melhor qualidade de vida.


“O PediaSuit é um protocolo de atendimento muito importante para adultos e crianças. E as APAE’s estão investindo em infraestrutura para oferecer esse protocolo que é tão esperado”, explica Maria Nilza Éckel, Superintendente Pedagógica da Feapaes-SC.  


“A busca por essa capacitação é muito grande. A Federação das APAE’s de Santa Catarina buscou recursos junto à Federação Nacional (Fenapaes) para possibilitar 75 vagas nas três modalidades”, finaliza. 

 

PediaSuit Básico 


Durante a formação, os profissionais foram preparados para atuar com alunos que possuem desordens neuromusculares. Esse tratamento permite que, por meio de repetições, o aluno aprenda novas habilidades motoras, melhore a coordenação, ganhe força muscular, flexibilidade, resistência e equilíbrio.


Para isso, são utilizados alguns equipamentos especiais como o macacão terapêutico ortopédico e a gaiola Spider, que combinados com aquecimentos, exercícios terapêuticos e atividades, trazem uma grande melhora para o usuário. 


“Para os alunos da APAE ele é essencial, pois traz essa possibilidade cognitiva, sensorial e motora, proporcionando mais qualidade de vida”, comenta Renan Alves. 


Com duração de quatro dias, a capacitação encerrou na última sexta-feira (9).


PediaSuit Baby


O módulo PediaSuit Baby foi ministrado durante o final de semana, nos dias 10 e 11. Voltado para profissionais que atuam com bebês de 0 a 2 anos, essa abordagem é indicada para casos com histórico de prematuridade, traumas pré e perinatal, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, doença ou síndrome neurológica.

 

PediaSuit Avançado 

 

O último módulo do curso PediaSuit, o nível avançado, foi ministrado no início da semana, nos dias 12 e 13, para 20 profissionais. Esse módulo é voltado para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que já possuem conhecimento prévio da Terapia Intensiva, ou seja, que já possuem a certificação do PediaSuit básico.

Fonte: FEAPAES SC

federação das apaes

do estado de Santa Catarina

R. Felipe Schmidt, 303

Centro, Florianópolis - SC

(48) 3333-6619

federacao@feapaesc.org.br

@feapaessc

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas