Mais de 300 pessoas participam do III Encontro de Autodefensores do Estado de Santa Catarina
Postado em: 30/08/2022 17:35:15

O III Encontro de Autodefensores das APAEs do Estado de Santa Catarina reuniu mais de 350 pessoas na última quinta-feira (18). Alunos e profissionais de APAE’s de todo o Estado viajaram até Florianópolis para participar.

O evento organizado pela FEAPAES-SC, em parceria com a Comissão de Defesa de Direitos da ALESC, foi realizado no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e tem como objetivo valorizar e promover quem atua na defesa dos direitos dos alunos das 197 filiadas. 

Além disso, o encontro é uma oportunidade para os autodefensores trocarem experiências, dialogarem e se conhecerem.

A presidente da Federação das APAES de Santa Catarina,  Alice Kuerten, comentou que o evento tem a função também de fazer do autodefensor um “protagonista da própria história”. De acordo com ela, os participantes do evento vêm de todas as cidades de Santa Catarina. “Os autodefensores aqui representam todos os seus colegas, e como é um momento em que todos têm de se manifestar na luta pelos seus direitos e na defesa destes direitos, de conquistas e deveres, eles param, refletem, têm palestras e debates para que a gente faça deles cidadãos ainda mais atuantes”, explica.


Solenidade de abertura

Na solenidade de abertura, a mesa do cerimonial foi composta pela Presidente da Federação, Alice Kuerten, o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Vicente Caropreso, os Autodefensores Estaduais Rosa da Silva e Claudemir Rissi e  Wesley Knochenhauer Carvalho da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), representando o Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Edilson Dos Santos Godinho. 

Para tornar o evento ainda mais inesquecível, o Grupo Musical Amor Especial animou todos os presentes com interpretações de músicas célebres.

Um sorteio com brindes, organizado pela Coordenadora Suplente de Autogestão e Autodefensoria Dirce Nowak Vettori - que também esteve à frente do evento -, foi realizado para presentear os autodefensores e profissionais que participaram do encontro. 


Palestras 


Durante o evento, profissionais envolvidos diretamente com a rotina das APAE’s realizaram palestras sobre temas de interesse dos autodefensores. 

Para iniciar o dia, a Coordenadora de Autogestão e Autodefensoria, Pedagoga e Educadora Especial, Lorena Schefer Redolfi, contou a história da autodefensoria.


“O III Encontro de Autodefensores foi um encontro com muitas trocas de experiências e fortalecimento do nosso movimento de Autodefensores. Foi um evento muito importante”, afirma Lorena. 


Dando sequência a programação, o Coordenador Estadual da Família de Santa Catarina e membro do Conselho da Pessoa Com Deficiência em Xanxerê, Ivan Durant Junior, fez uma fala sobre a importância da família na autodefensoria.


A Coordenadora Pedagógica da APAE de Balneário de Piçarras, Vanessa Aparecida Ferreira, finalizou as palestras com uma fala sobre a autodefensoria e sua importância na defesa dos direitos. 

Fonte: FEAPAES SC

federação das apaes

do estado de Santa Catarina

R. Felipe Schmidt, 303

Centro, Florianópolis - SC

(48) 3333-6619

federacao@feapaesc.org.br

@feapaessc

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas