Confira os melhores momentos da 22º Olimpíada das APAE’s de Santa Catarina
Postado em: 07/07/2022 10:08:49

A 22º Olimpíada Estadual das APAE’s de Santa Catarina, que teve como cidade sede o município Lages, foi um verdadeiro sucesso. O evento contou com a participação de 1.035 participantes de todo o Estado, entre eles atletas, dirigentes, árbitros e equipes de apoio.


De 27 de junho a 1º de julho, as equipes testaram sua determinação, resiliência, foco e talento nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Bocha Rafa Vollo, Bocha Paralímpica, Futsal, Handebol, Natação e Tênis de Mesa. 

 

Cerimônia de abertura 

Repleta de emoção, a cerimônia da 22ª Olimpíada aconteceu no Ginásio Jones Minosso. Mais de 2 mil pessoas acompanharam a cerimônia presencialmente, além disso a festividade foi transmitida ao vivo no canal do Youtube da FEAPAE-SC


A abertura foi abrilhantada com várias apresentações artísticas, discursos inspiradores, um vídeo com o resgate histórico de todas as Olimpíadas Estaduais, culminando no momento mais esperado da noite, o acendimento da tocha olímpica.

 

Participaram da solenidade o prefeito de Lages, Antônio Ceron, o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, a vice-governadora Daniela Reinehr, a presidente da Federação das APAE’s do Estado de Santa Catarina, Alice Kuerten, a primeira diretora secretária, Rosane Teresinha Jahnke, representando a FENAPAES, e demais autoridades. 

 

A presidente Alice Kuerten afirma que a Olimpíada foi um sucesso. “Além de ser um momento de competição, é essencialmente, um momento de confraternização, amizade e alegria, onde as pessoas puderam se ver depois de tanto tempo em isolamento social devido a pandemia”.  

 

“Gostaríamos de agradecer a todos que fizeram esse grande evento acontecer com tanto empenho, carinho e dedicação. O auxílio de cada um foi essencial, complementa.

 

“Este evento foi muito mais do que um evento esportivo, foi um evento de superação, de transformação, de sensibilização, de congregação. A todos os participantes e principalmente aos atletas, nosso muito obrigado pelo exemplo aqui deixado e lembrando que mais importante do que ganhar, é participar”, afirma a presidente da APAE de Lages, Rita Margarete Manfroi. 

 

Os jogos começaram

As equipes estavam animadas para iniciar os jogos. No primeiro dia, nossos atletas competiram nas modalidades de Basquetebol, Bocha Rafa Vollo, Bocha Paralímpica, Futsal e Atletismo. 

 

“Me faltam palavras para descrever sobre esta edição da Olimpíada. Como membro da organização acompanhei do início até o final dos acontecimentos, e tenho uma certeza, que procuramos fazer o melhor para os atletas, professores, staffs, familiares, enfim todos que fizeram parte deste magnífico evento”, conta o Coordenador Estadual de Educação Física Desporto e Lazer Fabrício Matos. 

 

Competições 


A Olimpíada se sucedeu com os nossos atletas competindo pelas medalhas de ouro, prata e bronze no Handebol, Tênis de Mesa, Futsal, Bocha Rafa Vollo e Bocha Paralímpica.

 

É a primeira vez que a Regional do Extremo Oeste participa da Olimpíada Estadual. A coordenadora da região e professora de Educação Física da APAE Pequeno Guinter de Palma Sola, Raquel Baroni, conta um pouco sobre a experiência com o evento. 

 

“Para nós da Regional do Extremo Oeste foi uma imensa alegria participar pela primeira vez de uma olimpíada. Nosso maior prêmio foi ver a alegria no rosto dos nossos atletas. Foram dias de muito aprendizado e muitas vitórias, onde a maior de todas, foi ver a superação dos nossos atletas”, explica Raquel. 

 

Fernando Tavares é aluno da APAE de Otacílio Costa, cidade localizada na Região Serrana de SC, e ganhou pela quarta vez a medalha de ouro na Olimpíada Estadual. “Foi muito emocionante, eu fiz o gol da final. Agora vamos disputar o nacional”, conta o atleta. 

 

Premiações e muita festa 


Durante o terceiro dia as competições foram finalizadas, e a cerimônia de premiação aconteceu em dois momentos, no almoço e na janta no Clube Caça e Tiro. O Ginásio Municipal Ivo Silveira também foi palco para algumas premiações.

 

Após a cerimônia da entrega de medalhas, aconteceu o tão aguardado Baile dos Atletas. A dupla de cantores Marlon e Júnior animaram ainda mais a festa. 

 

O evento garantiu momentos cheios de descontração, alegria e socialização para as equipes e organizadores do evento.

 

O Coordenador Estadual de Educação Física Desporto e Lazer, Lucas Erthal, salienta a importância da Olimpíada, principalmente para os alunos das APAE’s de Santa Catarina. “Essa Olimpíada tem um gosto especial, pois ela traz uma retomada fraterna entre os alunos”. 

 

Segundo ele, o evento representa superação, pois mostra o trabalho que as APAE’s desenvolvem. Além disso, evidencia a autonomia dos atletas e explora as potencialidades deles. “Eles não são nem campeões, eles são heróis”, finaliza. 

Quadro de Medalhas


Confira abaixo a classificação das equipes em cada modalidade esportiva.

 

# 

Entidade

Ouro

Prata

Bronze

Total

Regional Nordeste

12

7

2

21

Regional Médio Vale do Itajaí

10

4

5

19

Regional Serrana

10

4

2

16

Regional Planalto

6

7

3

16

Regional Vale do Uruguai

5

3

4

12

Regional Sul

4

5

4

13

Regional Vale do Chapecó

4

2

2

8

Regional Carbonífera

3

10

3

16

Regional Planalto Norte

3

0

6

9

10º

Regional Litoral Norte

2

7

12

21

11º

Regional Alto Vale do Itajaí

2

6

2

10

12º

Regional Oeste

2

4

3

9

13º

Regional Grande Florianópolis

2

2

1

5

14º

Regional Litoral Sul

2

1

2

5

15º

Regional Contestado

1

3

2

6

16º

Regional Encostas da Serra

1

2

2

5

17º

Regional Extremo Oeste

1

0

3

4

18º

Regional Meio Oeste

1

0

1

2

Total geral

71

67

59

197

 

Você fez parte disso


A 22º Olimpíada Estadual das APAE’s do Estado de Santa Catarina finalizou, mas deixou registrado em cada um momentos memoráveis, que serão lembrados por muitos anos, como um evento de confraternização, competição amistosa, superação, alegria e troca de experiências. 

 

E você fez parte disso. Por isso, gostaríamos de agradecer a todos os apoiadores, autoridades, familiares, artistas, mas principalmente as nossas 18 delegações regionais que são a razão de existir da Olimpíada Estadual. 

 

Nosso muito obrigada!

 

Quer ter acesso às fotos da Olimpíada? Você pode baixar as imagens nos links abaixo:

Abertura: https://bit.ly/3y7MeBy

1º dia: https://bit.ly/3P10T8j

2º dia: https://bit.ly/3IdR4lm

3º dia: https://bit.ly/3nEpSms

4º dia: https://bit.ly/3OKaGjo

Vídeos: https://bit.ly/3NOne8j

 


 


 


 


Fonte: FEAPAES SC

federação das apaes

do estado de Santa Catarina

R. Felipe Schmidt, 303

Centro, Florianópolis - SC

(48) 3333-6619

federacao@feapaesc.org.br

@feapaessc

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas